segunda-feira, 21 de maio de 2012

Salário mínimo no Brasil caminha em direção ao valor ideal do Dieese


Fonte: portal do PT na Câmara

O salário mínimo do brasileiro atingiu nos quatro primeiro meses de 2012 o valor mais próximo do salário mínimo necessário calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Para abril, o valor estimado pelo Dieese como mínimo ideal foi de R$ 2.329,35 – 3,7 vezes maior que os R$ 622 atuais. Para dimensionar a relevância desse número, vale regatar dados de dezembro de 1994, ano da criação do Plano Real, quando o salário ideal era 10,4 vezes maior que o mínimo real. No fim do ano passado, esse valor era de 4,2.

Para calcular o valor necessário, o Dieese se baseia em dois critérios: no maior custo para o conjunto de itens básicos, que em abril foi verificado em São Paulo, e no preceito constitucional que vincula o salário mínimo a uma quantia capaz de atender as necessidades do trabalhador e da sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social. Para efeito de cálculo, a família considerada é de dois adultos e de duas crianças, atribuindo aos filhos o consumo equivalente ao de um adulto. A ponderação dos gastos familiares gera o salário mínimo necessário.

O deputado Assis Carvalho (PT-PI) recordou um passado recente, quando trabalhadores de todo o País se mobilizavam para exigir um salário mínimo de 100 dólares – meta que já foi ultrapassada a alguns anos. O petista ressaltou ainda que, para além desse patamar, o brasileiro assiste nos últimos oito anos a concretização de uma política de fortalecimento do salário mínimo. “É claro que queremos mais, mas estou convencido de que estamos no caminho certo”, afirmou.

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) considera que esse resultado histórico observado em 2012 se deve a alguns fatores. “Primeiro, o crescimento da produção de alimentos, aliado a uma política do governo de redução do preço da cesta básica, por meio da desoneração de vários itens. Segundo, a própria política econômica de aumento real do salário mínimo, provando, inclusive, que tal medida pose ser implementada sem gerar inflação”, detalhou Berzoini, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

 “Se fizermos um levantamento de longa data, vamos perceber que o salário mínimo nunca chegou ao seu valor ideal, mas acredito que está no caminho certo”, explicou o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário