Apresentação

Una, 03 de Maio de 2012
Texto produzido pela Comissão de Comunicação do PT de Una



RESUMO HISTÓRICO DO PARTIDO EM UNA

O Partido dos Trabalhadores – PT, foi fundado no município de Una em 1990. A oficialização aconteceu em uma Convenção realizada na Câmara Municipal no mês de Abril, presidida por uma mulher, a companheira Darci Cabral, que ao lado do companheiro e esposo, Sinval Pinto, formam um casal histórico no PT local.

Na noite do dia da convenção o diretório, presidido pelo saudoso companheiro Antonio Ribeiro, se reuniu para definição da Comissão Executiva que ficou definida com os seguintes nomes: Ruy Manoel de Santana Filho (presidente); Sinval de Souza Pinto (vice-presidente); Ariano Loureiro dos Santos Filho (secretário) e Antônio Ribeiro de Carvalho (tesoureiro).
Dessa convenção histórica participaram figuras como Nilson Queiroz (Nilsão), Muneo Funato, Mario Sebastião (Marito), Carlos Tuyuty (Potó), Renildes (Bio), Gibevaldo Domingos (Buguelo). André Barros (Andrezinho), Lucien Bastos e Vera Lúcia Correia. Além de Carlos Ayrton, como observador da Justiça Eleitoral.

Um ano após a sua criação em Una, o partido lança o “Boletim do PT”, uma edição mensal que durante um período, marcou época na política unense através de suas críticas contundentes aos desmandos administrativos na cidade. Nesse período, novos filiados como Helvécio Rufino, Washington Luis e Arnaldo Marreco já eram presenças constantes nas reuniões do diretório, que eram pontuadas por discussões acaloradas sobre o quadro político e os problemas sociais do município, principalmente no tocante aos trabalhadores rurais.

O PT de Una sempre esteve focado em um projeto de governo para nossa cidade, e perseguindo esse objetivo, em 1992, apenas dois anos depois de ter sido fundado no município, já participava das primeiras eleições que teve como candidato a prefeito o advogado Ruy Pt e o técnico agrícola da CEPLAC Sinval Pinto como vice. Para vereador concorreram nomes como José Eugênio, Helvécio Rufino, Tia Darci, Marito, Cacilda Tuyuty e Sapecado. Foi uma eleição onde o partido, embora não tenha conseguido eleger nenhum dos seus candidatos, marcou espaço, reafirmando as suas bandeiras históricas em defesa dos trabalhadores.

Em 1996, contrariando as opiniões dos adversários políticos, de que o PT de Una é um partido “fechado”, que não dialoga com outros atores políticos, o partido estabeleceu uma aliança para as eleições com o PSDB e o PRP em torno dos nomes de Dejair e Zé Pretinho, que saíram vitoriosos das urnas naquele pleito. Há que se destacar a atuação do companheiro Sinval Pinto frente à Secretaria de Agricultura, foi um período de muita organização do campo em torno de associações.

Em 2002, finalmente o PT conquista a maior vitória do seu projeto Nacional - A eleição de Lula, um metalúrgico, representando a classe trabalhadora como presidente do país – Fato que se repetiria mais uma vez com Lula e outra com Dilma. Colocando o PT, como o primeiro partido composto por forças políticas de esquerda a dirigir o Brasil, elegendo e reelegendo o primeiro operário e a primeira mulher para comandar o Brasil. Essa também marcou a primeira vitória do PT em Una, cidade historicamente “carlista” deu ao petista Lula uma votação histórica, fato que se repetiria com Dilma e Wagner na Bahia, que com a eleição de Wagner, em 2006 interrompeu o mandonismo Carlista e colocou também pela primeira vez o governo sob a direção do PT.

A eleição de Lula e o poder na mão do PT representaram a consolidação do Partido dos Trabalhadores como um dos maiores e mais importantes do Brasil e do mundo. O PT no governo abriu espaços para setores historicamente marginalizados na sociedade brasileira.

Em 2004, alianças dos partidos da base aliada foram estabelecidas para as eleições municipais em Una. O PT liderou a maior frente de partidos de tradição socialista em uma eleição municipal, que liderados pelo ex-secretário de educação e Vereador do PT, Gilberto Lisboa, construíram e apresentaram para julgamento da sociedade, um programa de governo de base socialista e popular. Não venceu a eleição, mas ficou para muitos, a sensação de que a cidade perdeu a oportunidade de dar um salto significativo no seu desenvolvimento político-cultural.

A partir de 2005, no governo de Zé Pretinho, mesmo na oposição o Partido dos Trabalhadores aceitou participar da elaboração do Plano Diretor de Una, dando uma demonstração política de que quando é para o bem do desenvolvimento da nossa cidade, o partido não mede esforços para contribuir. Foi assim que através dos companheiros: Professor Alexandre Rusciolelli, o Professor José Jorge, o técnico Helvécio Rufino e o também técnico Sinval Pinto, o PT monitorou em todo o município as discussões da educação, cultura, agricultura, e ocupação do solo, construindo coletivamente, um plano diretor com propostas ousadas e progressistas para a comunidade unense.

O PT de Una foi implantado dez anos após a sua criação em nível nacional. Ele surgiu no município como sinal da expansão do PT em todo o território brasileiro como um partido que já dava sinais evidentes de estar atento ao caráter plural da sociedade brasileira. Depois de 22 anos de sua fundação no município, chega a mais um processo eleitoral revigorado com idéias novas e novos companheiros e companheiras e dentre eles podemos citar os professores Jorge, Alexandre, Gilvan Reis, Rulian Rocha, Bento; jovens como o blogueiro do Atitude em Una Di Rusciolelli, o psicólogo Taylerand Santos, a graduada em Educação Física Nadja Nascimento e o funcionário público Nilmar Nascimento; agricultores como: Luis Soares, do Cajueiro I e Antonio da APRUMA de Vila Brasil, além de figuras como o sempre presente Martan Trindade (Matcha Matcha), que já bateu na trave duas vezes para entrar na Câmara de Vereadores, o companheiro Nildo Som, ex-vereador e há mais de 32 anos serve o município de maneira idônea e responsável nas funções de Agente Administrativo e Professor. Todos, peças importantes para a consolidação do PT como um partido forte no cenário municipal e sempre engajado com as causas sociais e o bem da nossa comunidade. E além de tudo aberto ao dialogo com a sociedade unense, ciente de que não podemos esquecer-nos dos nossos valores históricos que vem contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros ao longo de nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário